Este artigo tem como objetivo orientar sobre os procedimentos de estorno de vendas de crédito, troca de trechos e cancelamento de passagens, tanto nas vendas realizadas via rede de vendas quanto no aplicativo de operador.
Aplicativo Rede de Vendas
Aplicativo Operador
BDOS: Arrecadação > Vendas a Bordo
As vendas de créditos e passagens podem ser realizadas por dois canais:
Rede de Venda
Aplicativo de operador
Cada aplicação permite realizar ações distintas de estorno, cancelamento ou troca. Veremos a seguir.
O estorno pode ser realizado nos seguintes fluxos da rede de vendas:
Através do histórico de movimentações do turno;
Ou pelo histórico de vendas do ponto de venda.
Não é possível realizar o estorno no aplicativo de operador.
Após realizar a venda de créditos, se o turno não foi fechado e os créditos não foram utilizados, é possível estornar a venda no histórico do turno:
Na tela inicial da rede de venda, clique e arraste para o lado esquerdo;
Na tela de histórico de movimentações do turno, busque pela venda de créditos desejada;
Na lateral direita da venda, estará visível o botão de “estornar”;
Clique sobre ele;
No histórico de movimentações do turno estará disponível o registro da venda e do estorno — o valor será removido do caixa do atendente.
Realize a devolução do valor conforme o método de pagamento.
Caso o turno em que a venda foi realizada já encerrou, é possível estornar a venda conferindo o histórico de vendas do ponto que realizou a transação.
⚠️ Atenção: Para conferir qual caixa realizou a venda dos créditos para o cliente, é possível:
Acessar no BDOS o relatório Arrecadação > Rede de venda;
Busque, no dia da venda, pelo nome do passageiro;
Na listagem, confira qual o ponto que realizou a venda e o código da transação.
O cancelamento pode ser feito apenas pela rede de vendas.
⚠️ Atenção: Somente passagens reservadas podem ser canceladas. As passagens convencionais (por linha) não são elegíveis para cancelamento.
Acesse a rede de venda;
Com o caixa aberto, selecione a opção “Reserva de passagens”;
Na parte inferior da tela, clique no botão “Cancelar passagem”;
Informe:
ID da passagem reservada;
Descrição;
Valor restituído.
Por fim, confirme a operação.
As passagens avulsas passam por um fluxo de validação, em que o sistema verifica se a passagem foi utilizada.
Se não foi utilizada, permite alterar o horário ou trecho adquirido (dependendo da aplicação utilizada).
Este procedimento pode ser feito tanto na rede de vendas quanto no aplicativo de operador.
O processo de validação de passagem na rede de venda serve exclusivamente para trocar passagens expiradas, não é possível trocar por outros trechos ou linhas. Para validar a passagem:
Clique em “Passagens”;
Em seguida, acesse a opção “Validar”;
Informe o ID da passagem;
Por fim, finalize o processo de atualização da validade.
O processo de validação de passagem no aplicativo de Operador serve exclusivamente para trocar o trecho da passagem, não é possível trocar por outros horários ou linhas. Para validar a passagem:
Acesse o aplicativo de Operador;
Abra uma viagem;
Clique em “Validar passagem”;
Informe o código da passagem;
Se a passagem ainda não foi utilizada, é possível informar qual o novo trecho que o cliente deseja adquirir. Se houver alteração na tarifa, o passageiro deverá pagar o restante do valor.
Para trocar uma passagem reservada, siga este processo:
Cancele a passagem vendida pelo fluxo de cancelamento.
Realize uma nova venda com o novo trecho ou linha desejada.
⚠️ Importante: Após o cancelamento, a passagem original não poderá mais ser utilizada, evitando fraudes no uso.