Este artigo orienta sobre a criação de escalas, propagação para os equipamentos, abertura e fechamento de viagens, além do uso de viagens extras e meios de embarque no sistema.
BDOS: Planejamento > Matriz de Escalas
BDOS: Planejamento > Escalas
Aplicativo de Operador
Na barra lateral esquerda, acesse o módulo Planejamento;
Acesse o submódulo Matriz de Escalas.
Clique em Criar Matriz;
Informe o nome da Matriz de Escala;
Defina quais dias ela estará ativa — com base no itinerário já criado;
Escolha uma cor para a matriz — servirá para identificar a matriz no módulo Escalas.
Clique em Continuar.
Na tabela, é possível conferir as linhas cadastradas como “Ônibus” e seus respectivos sentidos.
Na coluna Serviços, para cada sentido, de cada linha, informe o serviço que o motorista irá realizar no período.
Na área superior da tabela, é possível preencher o campo de serviço automaticamente. Ao selecionar esta opção, o sistema irá preencher todos os campos de serviço com números sequenciais.
Após finalizar o preenchimento de todos os serviços, clique em Continuar.
Para cada sentido, de cada linha, selecione:
Qual veículo irá realizar a viagem no respectivo horário;
Qual motorista é responsável pela viagem, no respectivo horário.
Na área superior da tabela, é possível realizar este preenchimento em massa:
Informe o veículo e o motorista
Na listagem das linhas e horários na tabela, clique no checkbox de todos os horários que o motorista e o veículo irão operar
Novamente na parte superior, clique em “Aplicar”.
Repita este processo até que todos os horários estejam preenchidos.
Por fim, clique em Salvar.
⚠️ Importação de Escala: Atualmente, não é possível importar a escala por meio de arquivos ou de outros sistemas.
Os DBDs estão programados para realizar o download das escalas programadas de cinco (5) dias.
O download ocorre em diversos momentos, como:
Venda de passagem agendada;
Criação ou edição de escala;
Mudança de dia.
Condições para o download:
O equipamento precisa estar ligado e com conexão à internet.
Caso o DBD esteja offline no momento de um desses eventos, o download será feito assim que a conexão for restabelecida.
Realize o login no Aplicativo de Operador
Clique na opção “Escalas”, no aplicativo
Selecione a linha e o sentido
No calendário do dia, confira os horários disponíveis para o cadastro do motorista;
Selecione o horário da viagem;
Clique em “Iniciar Serviço”;
Exiba o QR Code para o DBD, para iniciar a viagem.
Para encerrar a viagem aberta:
Clique, na tela inicial do Aplicativo de Operador, a opção “Encerrar viagem”;
Exiba o QR Code para o DBD.
Acesse o módulo Planejamento, submódulo Escalas;
Selecione o dia que deseja alterar a escala;
Habilite a edição clicando no ícone de lápis;
Na linha e trecho que deseja alterar, clique no ícone de “+”;
Na janela pop-up, informe os dados do novo horário da escala;
Salve o novo horário;
Repita o processo, se necessário;
Na área superior da tela de escalas, salve todos os horários adicionados.
No Aplicativo de Operador, acesse a área de Escalas;
Selecione a linha e o trecho desejados;
Clique em Nova Programação;
Informe:
Carro;
Horário de início da viagem;
Horário de fim da viagem;
Exiba o QR Code para o DBD instalado.
Para encerrar a viagem, realize o processo visto em 4. Fechamento de viagens.
Ao criar uma viagem extra, seja pelo BDOS ou Aplicativo de Operador, este processo força o envio dos dados das escalas para os DBDs automaticamente.
É necessário que estas viagens estejam programadas no dispositivo para que ele permita a abertura da viagem.
Se o DBD não permitir a abertura de uma viagem extra, é fundamental verificar se o dispositivo está conectado à internet, pois o dispositivo só permite abrir viagens que ele já recebeu na programação, e isso depende da sincronização via internet.
💡Tratativa
Verifique se o DBD está com conexão ativa.
Aguarde alguns instantes e tente novamente.
Para mais detalhes, consulte o tópico: 9. DBD não abre a viagem.
Na abertura de viagens programadas ou não, o processo de embarque para o passageiro permanece o mesmo: Para embarques com QR Code — seja via Bipay, bilhetes emitidos pelo motorista ou adquiridos na rede de venda —, o passageiro deve aproximar o código da leitora do Dispositivo de Bilhetagem Digital. Já para embarques com mídia física, basta aproximar o cartão do leitor de cartões presente no próprio DBD.
Um ponto de atenção está no controle de ponto de embarque e desembarque: passagens impressas possuem esse limitador e, por isso, dependem da correta abertura das viagens. Já o Bipay e os cartões não têm essa limitação, permitindo o uso mais flexível ao longo do trajeto.
Levando em consideração o fluxo padrão que um motorista deverá realizar no sistema de Abertura de Viagem → Operar a viagem → Fechamento da viagem, é possível ocorrerem algumas falhas operacionais ao longo dessas etapas.
A seguir, apresentamos quais são as falhas mais comuns e como proceder em cada situação.
Se uma viagem for aberta com a linha ou sentido incorreto, os passageiros com passagens impressas para a viagem correta não conseguirão embarcar. Nesses casos, o embarque só será possível via Bipay ou mídia física.
Antes de iniciar a viagem, verifique na tela do DBD se a linha e o sentido exibidos estão corretos.
💡 Solução:
Feche a viagem aberta incorretamente.
Acesse as escalas e selecione a viagem correta.
⚠️ Importante: Se algum passageiro já tiver embarcado com o app ou mídia na viagem errada e o motorista fechar esta viagem para abrir a correta, não será possível realizar o desembarque normalmente. Nessa situação, será necessário emitir uma passagem de contingência na viagem nova para permitir o desembarque.
Para que o DBD permita abrir uma viagem, ele precisa ter recebido previamente a escala programada para o veículo.
Se esse erro aparecer, veja as possíveis causas e soluções:
1. Viagem correta, mas o DBD não recebeu a programação.
💡 Solução: Pode ser uma falha de conexão. Verifique se o dispositivo está conectado corretamente.
Consulte no guia: 9. DBD não abre a viagem2. Viagem incorreta selecionada pelo operador.
💡 Solução: Verificar se está tentando abrir a viagem certa para o veículo. Acesse as escalas e selecione a viagem realmente programada.
Caso o motorista esteja bloqueado no BDOS, o sistema não permitirá que o mesmo realize a abertura de viagens, informando a mensagem “Operador não autorizado para abrir viagem”.
💡 Solução:
Ative o cadastro do operador no BDOS:
Acesse o módulo Equipe → Motoristas;
Acesse a aba “Motoristas Bloqueados”;
Busque pelo cadastro do motorista;
Ative-o na listagem.
Se o motorista não encerrar a viagem no fim do turno, nenhum outro motorista poderá abrir uma nova viagem no mesmo veículo.
O DBD irá informar a mensagem de “Para abrir uma nova viagem, encerre a viagem atual.”
💡Solução:
O motorista deve sempre encerrar a viagem no DBD ao final da sua operação.
Se, por algum motivo, não for possível encerrar a viagem no DBD, é possível utilizar a função de reset no Aplicativo de Operador.
💡Solução:
No Aplicativo de Operador, acesse a opção “Reset”.
O aplicativo exibirá um QR Code.
Aponte o QR Code para o DBD para realizar o encerramento forçado da viagem.
⚠️ Importante: Essa opção pode estar disponível somente para cadastros de encarregados. Motoristas, em geral, não têm acesso à função de reset.
Se o DBD não recebe as escalas programadas para o veículo, não será possível realizar a abertura de novas viagens.
Esta propagação das escalas depende da conectividade dos dispositivos. Para conferir se o dispositivo está conectado, siga os passos a seguir.
Acesse, no BDOS, o módulo Bilhetagem -> DBDs;
Na listagem, busque pelo SN do DBD desejado;
Na coluna “Conectividade”, confira se o status do dispositivo:
Online — com conexão
Sem Conexão — sem conexão
Offline — sem conexão
Se o DBD não estiver com a viagem configurada, é possível conferir no canto superior direito da tela se o dispositivo apresenta o ícone de conectividade ᯤ.