Este artigo descreve quais critérios precisam ser atendidos para realizar o cadastro no Bipay. Para os cadastros de importação, veremos também como realizar a validação de cadastro e unificação de contas.
CPF ou RG válidos: Se o documento já tiver cadastro, será necessário passar por uma validação (consulte o documento sobre como realizar essa validação).
Telefone válido com DDD, que nunca tenha sido utilizado em outra conta
E-mail válido, também nunca utilizado em outra conta
Senha com no mínimo 6 dígitos (Não há exigência de caracteres).
⚠️ Se, durante a criação da conta no Bipay persistir algum erro, o passageiro deve entrar em contato com a operadora de transporte da cidade.
Se os dados informados são válidos.
→ Importante solicitar que o passageiro revise as informações fornecidas.
Se o telefone ou e-mail já foram utilizados em outra conta.
→ Caso já tenham sido usados, oriente o passageiro a:
Recuperar a senha
Utilizar um novo telefone/e-mail para o cadastro
Criar o cadastro manualmente via BDOS:
→ Para isso, acesse o módulo Clientes > Passageiros e siga o fluxo de “Adicionar Passageiro”.
Será enviado ao passageiro um link no e-mail cadastrado para definição da senha.
⚠️ Caso nenhuma das opções acima resolva, a empresa operadora pode abrir um chamado (jira) com os dados do passageiro.
Utilize o formulário: Problemas Passageiro e informe:
Nome completo do passageiro
Telefone
CPF
Descrição do problema e tratativas que foram tomadas antes de abrir o JIRA (ex: foi conferido no BDOS e os dados não foram cadastrados em outra conta, o passageiro está atendendo aos critérios, etc.)
Em algumas operações, o cadastro do passageiro pode ter sido previamente criado no BDOS, seja por importação de dados ou cadastro manual, sem a inclusão de e-mail (se o e-mail é informado, o BDOS automaticamente envia um link para definição da senha de acesso ao Bipay).
Quando esse passageiro tenta criar uma conta no Bipay, o sistema identifica que o documento informado já existe e inicia automaticamente o processo de unificação de conta.
Neste processo, o app solicitará que o passageiro envie três fotos:
Foto do rosto
Foto do documento de identificação
Selfie segurando o documento ao lado do rosto
Após o envio, o passageiro conclui o cadastro normalmente, mas passará a utilizar uma conta provisória, vinculada ao documento com a marcação “MERGE_TEMP”.
A conta só será considerada definitiva após a aprovação da unificação pela operadora de transporte.
Acesse: Clientes > Passageiros
A conta provisória será exibida com o CPF no formato: 12345678910_MERGE_TEMP
A conta original estará com o CPF padrão: 123.456.789-10
Acesse o BDOS da operação
Vá até o módulo Validação > Liberação de dispositivo
Use o filtro e localize solicitações com status “pendente”
Confira:
Se os dados do cadastro e do Bipay estão coerentes
Se as fotos enviadas são válidas e correspondem ao documento
Clique em Aprovar
✅ Após a aprovação, o CPF com marcação MERGE_TEMP deixará de ser exibido e o passageiro poderá acessar sua conta original no Bipay.