Este documento tem como objetivo orientar a criação e utilização de uma linha genérica no sistema, permitindo a abertura e o fechamento de jornadas de motoristas sem a necessidade do uso do celular, por meio do uso de QR Codes impressos. Essa alternativa garante a continuidade da operação em casos emergenciais, como perda, furto ou extravio do dispositivo do operador, e nenhuma alternativa contingencial, como abertura de fechamento realizada pelo Encarregado, não estiver disponível.
Reforçamos que este método só deve ser utilizado como último recurso, pois poderá impactar relatórios, integrações, arrecadação, informações aos usuários, entre outros.
BDOS: Operação > Linhas
Aplicativo de Operador
O sistema atualmente permite a geração e impressão de QR Codes para abertura e fechamento de viagem. Isso possibilita a operação mesmo em casos emergenciais, como indisponibilidade do dispositivo do motorista.
Criar uma linha genérica no sistema.
Imprimir os QR Codes de abertura e fechamento de viagem.
Plastificar os QR Codes e fixá-los no ônibus.
Em caso de indisponibilidade no dispositivo do motorista, ele poderá utilizar esses QR Codes para iniciar e encerrar a jornada.
Na barra lateral esquerda, acesse o módulo Operação.
Acesse o submódulo Linhas.
Clique em Cadastrar Linha.
Preencha os seguintes campos:
Informações básicas:
Nome da linha;
Prefixo;
Cor da linha.
Selecione o trajeto:
Ida: para linhas com sentido único;
Ida e volta: para linhas com ambos os sentidos.
Aba Paradas
Selecione o trajeto e o sentido a ser cadastrado.
Utilize o buscador para localizar e cadastrar as paradas, caso já estejam previamente registradas.
Aba Tarifa
Selecione o sentido do trajeto.
Escolha a tarifa vigente.
Aba Políticas Tarifárias
Selecione as políticas tarifárias aplicáveis à linha.
Após o preenchimento de todas as informações, clique em Salvar.
No Aplicativo do Operador:
Na tela inicial, clique em Iniciar Viagem.
Selecione a linha desejada (é possível utilizar a barra de pesquisa para facilitar).
Selecione o trajeto.
O QR Code será gerado automaticamente e poderá ser impresso para ser armazenado no veículo.
Na tela inicial do aplicativo, clique em Encerrar Viagem.
O QR Code de encerramento será gerado automaticamente e também poderá ser impresso.
Para os casos de veículos que estão com viagens abertas e, por falta do QR Code do motorista, não foram fechadas, é possível utilizar o QR Code de Reset para forçar o encerramento da viagem.
Para conferir este QR Code, acesse o aplicativo de Operador com o login de encarregado.
Acesse a opção “Configurar DBD”;
Busque, nas opções, a alternativa de “Resetar operação”;
O QR Code de reset será exibido na tela, exiba-o ao DBD.
Os embarques realizados com essa linha aparecerão nos relatórios como sendo da linha emergencial.
É necessário atenção com beneficiários que possuem restrição de embarque em linhas específicas, pois a linha genérica não seguirá essas regras, a menos que esses parâmetros sejam realizados nesta linha.
Essa linha não deve ser utilizada como rotina. Seu uso é restrito a casos emergenciais, como falha no celular do motorista.